Alexandre Razera

Biografia
Natural de Piracicaba, Alexandre Razera iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Escola de Música de Piracicaba. Dentre seus principais professores dentro do Brasil estão Celisa Amaral Frias e Elisa Fukuda, com quem estudou até 1998, ano em que foi contemplado com uma bolsa de estudos da fundação Vitae para integrar a Academia Karajan da Orquestra Filarmônica de Berlim. Durante dois anos esteve sob orientação de Wilfried Strehle, fez turnês, concertos e gravações sob a batuta de maestros como Claudio Abbado, Simon Ratle, Daniel Baremboim, Lorin Maazel dentre outros. Dando sequência aos estudos ingressou na Universidade de Artes de Berlim no curso de Bacharelado tendo como professor Ulrich Knörzer. Atuou como primeiro violista de inúmeras orquestras dentro e fora do Brasil. Entre elas, Orquestra. da Rádio e Televisão Eslovêna de Ljubljana, Orquestra Sinfônica de Barcelon, OSESP, OSB. Trabalhou por diversos anos junto a Orquestra do Festival de Lucerna, Filarmônica de Berlim, Mahler Chamber Orchestra e diversos grupos de música de. câmera por toda a Europa. Integra regularmente o corpo docente de Festivais pelo. Brasil todo, como o Festival de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, CIVEBRA (Brasília), FEIMEP (Piracicaba), entre outros.
Foi o idealizador e presidente da banca julgadora do II Concurso Nacional de Violas, organizador e diretor artístico do III Encontro Nacional de violas, ambos realizados na cidade de Curitiba, Paraná.
Atualmente Razera atua como Primeiro Violista substituto da Orquestra Filarmônica de Malta, onde é membro desde 2021, integra com frequência a Camerata Berna como primeira viola, a Mahler Chamber Orchestra além de desenvolver intensa atividade solística e camerística por toda Europa.